Início

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prêmio Rio Moda Hype

Oii gente! 

Hoje vim falar do Prêmio Rio Moda Hype, lançado em 2004, é um evento em formato de concurso, dedicado a lançar novos estilistas da moda nacional. O evento tem como objetivo, descobrir e estimular novos talentos, e proporcionar sua entrada no mercado de moda, através da premiação. O mais interessante é que o evento dá oportunidade a estilistas de todo o Brasil, sendo um concurso democrático e inclusivo, já que, as incrições foram feitas pela internet.

Esse ano, a 14ª edição do PRMH, abre a temporada de Verão do Fashion Rio 2012 (19ª edição – 30 de Maio a 4 de Junho). Ontem, domingo 29 de Maio, no Píer Mauá, 10 estilistas apresentaram seus looks, divididos em dois blocos ( 5 estilistas em cada ), totalizando 100 looks, criados especialmente para o evento. Sendo uma espécie de “homenagem” às cores, a primeira parte de desfiles com foco em tons mais neutros e discretos, enquanto a segunda parte caracterizou-se por uma explosão de cores.

Dos dez estilistas selecionados para esta edição, três deles produzem moda masculina (Akihito Hira, Soddi e Velt), outros seis moda feminina (Martins Paulo, Lucas Magalhães, Branchée, André Lucian e Janiero) e dois criam peças unissex (Sann Marcuccy e Dobra). Ai vai uma parte dos looks de cada grife:


Akihito Hira (DF): inspirado na alfaiataria mimética, apresentou desenhos e formas enganosas em desconstruções de tecidos de algodão e lã, malhas e tricôs. A proposta de Akihito era dar nova silhueta a costumeira rigidez das formas masculinas. 


Janiero (SP): inspirada no festival hindu Holi, também conhecido como Festival das Cores, a marca trouxe muito color blocking. Em materiais como o tricô em fios de viscose, tule com elastano, lycra e crepe, foi apresentada uma coleção de looks que remetiam a lingeries (característica maior da Janiero).


Velt (RJ): a coleção foi batizada de "Get to Work", ou seja, na passarela homens trajados como operários fashion. No desafio de imprimir conceitos pouco masculinos, Velt trouxe calça de cintura alta e bolsa para fora.


André Lucian (RJ): as obras do artista Kevin Francis Gray ( conhecido por suas esculturas de essência gótica ) foram a fonte inspiradora do estilista que dá nome a marca. Abusando da imagem do preto que esconde em looks totais, a ideia de André baseou-se na brincadeira do esconde e mostra, função exercida pelas transparências.


Sann Marcuccy (DF): a coleção Baba Yaga trouxe cores escuras meio a transparência, sobrepondo peças ajustadas e outras volumosas. Uma das apostas forte da coleção foram franjas.

Martins Paulo (PI): a partir da arte de Beatriz Milhares, o piauiense recorreu a formas circulares para desenvolver sua coleção verão 2012. Aspecto tridimensional que partia dos tons frios para os quentes. Construções arredondadas silhuetavam o corpo de sua mulher.


Lucas Magalhães (MG): a obra de Roy Lichtenstein (um dos grandes representantes da pop art) foi o objeto de representação em moda do mineiro. Pontuada pelo contraponto de materiais, estampas, modelagens ajustadas e alongadas, Lucas trouxe mangas soltas e muitas cores fortes que animavam o grafismo.


Branchée (RJ): "Nossa Senhora dos Vestidinhos" é o nome batizado para a coleção da estilista Carolina Herszenhut. Nesta reza fashion, ela apelou para as mangas bufantes, babados, paetês dourados nas barras de vestido e short, além das referências religiosas nas fitinhas de pedido e vitrais de igrejas.


Soddi (BA): "Será que o mundo vai acabar? Se sim, que este seja o melhor verão de todos". É sob este questionamento que Solon Diego Barros Silveira desenvolveu sua coleção, que partiu do branco, passando pelo verde, azul, lavanda, rosa, laranja e amarelo.


Dobra (RJ): mundo real e virtual delineiam a inspiração do estilista da marca, Antônio Gued. O público da Dobra (geeks e designers) terá a oportunidade de vestir na próxima estação maxi cardigãs com capuz, peças duas cores e até a capa de chuva que ganha informação de moda e vira peça fashion.

E ai, o que vocês acharam dos looks? Esses novos estilistas estão preparados para entrar no mercado de moda brasileiro?

Ah! vai ter cobertura do Fashion Rio durante a semana, fiquem atentos!

Por Malu.

Fonte: www.fashionbubbles.com e www.estilo.uol.com.br

Um comentário: